sexta-feira, 8 de outubro de 2010

EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE BURITIRANA-MA CLAMA POR SOCORRO



A educação do Município de Buritirana, cidade que fica localizada aproximadamente 880 km da capital do Estado, São Luis, passa por momentos difíceis, concernente a toda a estrutura física e administrativa.
A administração do Prefeito José Wiliam de Almeida, o "Zé do Mundico", que apresentava-se como uma solução, principalmente no que tange a educação vem se arrastando aos "trancos e barrancos". A educação municipal geme por melhorias.
As escolas municipais passam por uma escassez de material didático, de expediente e paradidático, professores mal remunerados e insatisfeitos, onde não existe formação continuada para os profissionais da educação, direitos conquistados são negados aos servidores.
Durante toda a administração do prefeito municipal, o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino em Buritirana (STEEB) vem travando uma incansável luta para garantir direitos dos trabalhadores da educação: pagamento em dia, liberdade de livre filiação, reposição salarial, incentivo a formação continuada, melhoria na qualidade da estrutura física das escolas, progressão funcional baseada na titulação, pagamento de adicional de turno aos servidores que laboram no período noturno, e outros, no entanto, as retaliações tem sido constantes.
Atualmente a educação vive o seu pior momento, professores e demais servidores vivem as custas de salários famélicos, onde este ano de 2010, o prefeito concedeu um reajuste que variou de 7% a 8,4%, é somente para os profissionais da educação, ficando de fora os vigias, merendeiras, zeladoras, agente administrativo, motoristas e outros.
Por outro lado, as escolas apresentam estruturas deficientes, falta nas unidades de
ensino até mesmo papel A4, que é o básico, o que na verdade não falta é diretor geral e diretor adjunto nas escolas do Município, existe escola que tem cerca de 14 deles, são verdadeiros gafanhotos, devoradores da folha de pagamento; Dessa forma não tem como conceder reajuste significativos para os servidores efetivos.
No ano de 2009 eram 70 (setenta) diretores escolares para trabalharem apenas 25 (escolas), sendo que a maioria das escolas possuem apenas uma ou duas salas de aula. É um verdade festival com o dinheiro do fundeb, que deveria ser aplicado de maneira responsável. Porém o mesmo tem sido usado para pagamento de promessas de campanha a correligionários e apaniguados do prefeito.
Diante de toda essa fragilidade da educação municipal, o maior prejudicado são os alunos, que apresentam grandes dificuldades de aprendizagem.
ASCOM/STEEB

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Marlysson web designer | Direitos Reservados ao - Sindicato dos Professores | Modelo Marlysson