quinta-feira, 28 de outubro de 2010

INCONFORMISMO MARCA COMEMORAÇÃO DO DIA DO PROFESSOR EM BURITIRANA-MA



A Prefeitura Municipal de Buritirana-MA, por intermédio do seu prefeito José Wiliam de Almeida, popularmente conhecido como Zé do Mundico, ofereceu uma festa comemorativa em homenagem ao dia do professor no último dia 16 do mês de outubro do corrente ano.
O dia do professor é comemorado nacionalmente no dia 15 de outubro de cada ano; Uma justa homenagem a esse importante profissional que tem contribuido incomensuravelmente para o desenvolvimento socio - cultural, intelectualmente do Brasil e das demais nações onde se faz educação.
Neste ano foi comemorado no dia 16 de outubro, na quadra esportiva de Buritirana, no centro da cidade; Na oportunidade fizeram - se presentes o senhor Prefeito, José Wiliam de Almeida, a primeira-dama, Rosimeire dos Anjos, os vereadores Walmir Lima, Raimundo Aires, Jairo Soares, Ruthleia Leoncio, José Ribeiro, além de secretários municipais e demais assessores prefeitoral. No entanto o grande pratagonistas, professor(a) não compareceram.
Em forma de protesto pela forma que vem sendo feito educação em Buritirana, pelos baixos salários pagos pela municipalidade, pela falta de promoção baseada na titulação, terço de férias vencido, falta de apoio didático e material, pelas péssimas condições de trabalho, onde falta nas salas até mesmo carteira e mesa para o mestre sentar ou colocar o seu material de apoio, tudo isso fez com que os educadores não comparecessem a festividade promovida pela municipalidade.
O que deixou mais triste os poucos profissionais da educação que compareceram na festividade foi o discurso proferido pelo prefeito, que falou dos seus "esforços" para com a educação, frisando principalmente que paga salário superior ao piso salarial do governo federal, piso esse que é uma verdeira piada.
No final dos discursos, sortearam alguns presentes, uma verdadeira política do pão e circo, para tentar passar uma borracha na mente dos educadores, as velhas "bugingangas" que os portugueses ofereciam aos Índios pelas suas riquezas.
Na verdade o que os educadores queriam receber eram seus direitos, a mudança de nível, o retroativo de reajuste, o terço de férias vencidos, além de apoio didático pedagógico, escolas com estrutura física, iluminação de qualidade, material didático (pincéis, papel, data-show) e tudo que uma educação de qualidade precisa.
Esperamos que Buritirana possa ter a sorte de ter uma administração que possa ser amiga da educação, que venha fomentar as suas demandas, sentar na mesa de negociação e ouvir a categoria, discutir os problemas inerentes a educação.
ASCOM/STEEB

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Marlysson web designer | Direitos Reservados ao - Sindicato dos Professores | Modelo Marlysson